O esquema abaixo mostra a ação de enzimas livres na luz do intestino delgado e de enzimas ligadas nas membranas externas (luminal) do epitélio intestinal, além de duas proteínas de membrana (GLUT e SGLT) envolvidas na absorção de monossacarídeos.
Com base no esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
A ausência ou baixa expressão da enzima lactase em adultos pode produzir intolerância a produtos lácteos que não sejam livres de lactose.
A absorção de monossacarídeos através do epitélio intestinal não envolve gasto de energia, pois ocorre por difusão simples ou por simporte com o sódio.
A presença de dissacaridases como enzimas da membrana luminal dos enterócitos produz uma maior concentração de monossacarídeos na proximidade da membrana absortiva, o que favorece o homem em relação à sua flora intestinal.
O fato da amilase não digerir amido diretamente em monossacarídeos pode ter sido selecionado pela competição com microrganismos intestinais que se tornaram comensais.
Parte dos nutrientes absorvidos pode ser usada pelos enterócitos em seu metabolismo, mas oxigênio é normalmente recebido por difusão simples originária do interstício.