Cinco tipos de leucócitos estão normalmente presentes na circulação, e são tradicionalmente divididos em dois grupos principais, com base em sua forma nuclear e na presença ou ausência de grânulos citoplasmáticos (veja a figura abaixo). De uma maneira geral, os leucócitos desempenham grande parte de suas funções em tecidos extrassanguíneos e usam o sangue como veículo para o trânsito entre o sítio de formação, de armazenamento e de atividade.
Sobre estas células de defesa, é INCORRETO afirmar:
Os basófilos são precursores dos mastócitos e apresentam grânulos de histamina, mediadora de processos inflamatórios e alérgicos e de heparina, que atua como anticoagulante.
Os eosinófilos são células fagocitárias que têm receptores para IgE e o número de eosinófilos nos tecidos está normalmente aumentado em distúrbios alérgicos.
Neutrófilos atuam principalmente na resposta imunológica adaptativa primária, fagocitando vírus e bactérias causadores de lesão tecidual e revestidos por anticorpos.
Os linfócitos B diferenciam-se em células que secretam anticorpos e células de memória, enquanto os linfócitos T matam células infectadas por vírus e regulam a atividade de outros glóbulos brancos.
Os monócitos migram para os tecidos periféricos, onde assumem o papel de macrófagos, originando células como a micróglia do Sistema Nervoso Central e os osteoclastos.