Biologia Biologia Celular Embriologia

O TEXTO ABAIXO SE REFERE ÀS QUESTÕES 33 A 36


        No ano de 1958, em Oxford, Gurdon foi o primeiro a criar cópias idênticas de um animal já formado: uma rã-de-unhas- africana. Gurdon demonstrou que o óvulo é capaz de rejuvenescer o material genético proveniente de um animal adulto. O feito só foi possível graças às técnicas de transferência nuclear que ele próprio desenvolveu.

         A técnica de transferência nuclear foi aplicada pela primeira vez em mamíferos por Ian Wilmut. Em 1996, Dolly nascia na Escócia. Recorrendo ao que há de mais moderno para a edição do genoma (a técnica conhecida como CRISPR), a expectativa é ressuscitar os mamutes, que foram paquidermes da família dos elefantes, com o corpo coberto de pelos, que viveram no planeta até uns 5 mil atrás. Esses futuros “mamofantes”, de orelhas pequenas e peludos, precisarão ainda de úteros artificiais até o nascimento. Em Harvard, George Church prometeu trazer de volta embriões de mamutes, em 2019.

        Os gêmeos univitelinos não são realmente idênticos. Da mesma maneira, não serão totalmente idênticos a nós os nossos clones artificiais. Cada ser humano é um mosaico único, difícil de copiar. (Adaptado)

Scientific American, p23 abril 2018


Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento humano relacionados ao nascimento de gêmeos, analise as proposições colocando entre parênteses a letra '"V", quando se tratar de afinnativa verdadeira, e a letra "f" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a altemativa que apresenta a sequência corrern.

( ) Gêmeos fraternos decorrem da fecundação dos glóbulos polares resultantes da garnetogênese feminina em suas duas divisões consecutivas.

( ) Gêmeos univitelinos surgem a partir do amadurecimento simultâneo de dois ou mais ovócitos que alcançam o endométrio onde se desenvolvem em indivíduos geneticamente iguais.

( ) Gêmeos idênticos resultam da formação de uma célula ovo nonnal em que os primeiros blastômeros se separam, dando origem a blastocistos que seguem o desenvol vimento embrionário de modo independente.

  • A.

    V - V - V.

  • B.

    V -F - V

  • C.

    f - V - V.

  • D.

    F- F V.

  • E.

    F - F F.