Imagem de fundo

A clivagem é um processo muito bem coordenado, sujeito à regulação genética. O padrão d...

A clivagem é um processo muito bem coordenado, sujeito à regulação genética. O padrão de clivagem embrionária, particular a uma espécie, é determinado por dois parâmetros principais: (1) pela quantidade e distribuição de vitelo no citoplasma e (2) por aqueles fatores do citoplasma do ovo que influenciam o ângulo do fuso mitótico e o ritmo de sua formação (Scott F. Gilbert, 1994).


Em relação à influência da quantidade e distribuição de vitelo no citoplasma sobre o tipo de clivagem, assinale a única afirmativa correta:


A

O ovo oligolécito possui pouco vitelo com distribuição uniforme no citoplasma e sua clivagem é meroblástica e igual.

B

O ovo heterolécito possui quantidade intermediária de vitelo, concentrada mais em um dos polos; a clivagem é holoblástica e desigual.

C

O ovo mesolécito possui pouco vitelo com distribuição uniforme no citoplasma e sua clivagem é holoblástica e igual.

D

O ovo telolécito possui grande quantidade de vitelo e não se divide; o núcleo divide-se várias vezes no interior do vitelo e depois migra para a periferia, seguindo-se a divisão do citoplasma; a clivagem é meroblástica e superficial.

E

O ovo centrolécito possui enorme quantidade de vitelo (neste caso, também chamado gema) que ocupa quase todo o volume da célula; sua clivagem é meroblástica e discoidal.