Imagem de fundo

A fertilização realiza tanto a recombinação de material genético para formar um organis...

A fertilização realiza tanto a recombinação de material genético para formar um organismo novo e geneticamente distinto, como inicia eventos que começam o desenvolvimento embrionário. Várias etapas devem ocorrer para que haja sucesso na fertilização (não assistida). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Penetração do espermatozoide na zona pelúcida através da digestão da matriz extracelular por uma hialuronidase de membrana. A penetração do espermatozoide depende da liberação de anticorpos policlonais (denominada reação policlonal). Em seguida, o espermatozoide se liga a outra proteína da zona, e à medida que a zona pelúcida é digerida, o espermatozoide nada através do oócito.

II. Fusão da membrana do espermatozoide e do óvulo. Uma cascata de sinalização desencadeada por Ca++.

III. Todo o espermatozoide penetra no oócito durante a fusão. O flagelo e a mitocôndria se desintegram, de forma que a maior parte do DNA mitocondrial das células vem da mãe.

IV. Uma vez dentro do oócito, ocorre a denaturação do DNA do espermatozoide. Uma membrana, denominada pró-núcleo, se forma ao redor do DNA do espermatozoide, à medida que o oócito recém-ativado completa a segunda divisão meiótica.

A

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

B

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

C

As afirmativas I e IV estão corretas

D

Apenas as afirmativas II e III estão corretas