Imagem de fundo

O ato de engolir é extremamente complexo, embora não percebamos isso. Na deglutição, a ...

O ato de engolir é extremamente complexo, embora não percebamos isso. Na deglutição, a glote, que é a entrada da laringe, sobe, e a epiglote, que atua como uma válvula entre o esôfago e a laringe, fecha a entrada da laringe, pois é forçada pelo alimento que passa pelo esôfago. Quando respiramos, a epiglote e a glote deixam aberta a passagem da laringe, e o ar passa das cavidades nasais para a faringe e laringe, e desta para a traqueia (Sônia Lopes & Sergio Rosso, 2016).


Sobre a digestão e respiração em humanos, assinale a única afirmativa correta:


A

Na deglutição, por ação da língua, o bolo alimentar é empurrado para a faringe, passando em seguida para a laringe e, desta, para o estômago.

B

No duodeno, região mais anterior do intestino delgado, duas importantes glândulas lançam suas secreções: vesícula biliar e pâncreas.

C

Em relação ao processo digestivo, o pâncreas produz bicarbonato e várias enzimas digestivas, comunicando-se com o duodeno por meio do duto pancreático.

D

Os pulmões são órgãos de consistência esponjosa, revestidos internamente pela pleura. Nos alvéolos pulmonares ocorre o efeito Bohr, ou seja, as trocas gasosas entre o sangue arterial dos capilares e o ar inalado.

E

O músculo diafragma separa a cavidade torácica da abdominal. Ao se contrair, o diafragma desloca-se em direção ao tórax; o volume do tórax diminui, determinando a saída de ar dos pulmões.