Biologia Reino Animal Anatomia Sistema Respiratório

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para as células vivas do corpo, além da remoção de gás carbônico e resíduos metabólicos produzidos pelas células. Os vertebrados apresentam sistema circulatório fechado, onde o sangue circula no interior dos vasos e do coração. Sobre esse sistema, podemos afirmar:

  • A.

    Todos os peixes apresentam circulação dupla. Seu coração é um tubo muscular dobrado sobre si e subdividido em quatro câmaras sequenciais: o sinus venoso, o átrio, o ventrículo e o cone arterial.

  • B.

    As aves apresentam circulação dupla. Seu coração apresenta três câmaras, dois átrios e um ventrículo.

  • C.

    As aves e mamíferos apresentam circulação dupla com alta e contínua demanda de oxigênio. Possuem coração com quatro câmaras separadas, dois átrios e dois ventrículos, funcionando como uma bomba sistêmica de alta pressão, no lado esquerdo, e uma bomba pulmonar de baixa pressão, do lado direito.

  • D.

    Os anfíbios apresentam circulação simples, uma vez que ainda dependem da água. Seu coração apresenta três câmaras, dois átrios separados e um ventrículo não dividido. Devido apresentarem um único ventrículo, ocorre mistura total de sangue arterial e venoso.

  • E.

    Os répteis apresentam circulação dupla, com quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos totalmente separados em todos os seus representantes. Apresentam uma conexão entre dois ramos aórticos que partem do coração, onde ocorre mistura de sangue arterial e venoso.