Biologia Reino Animal Anatomia Sistema Reprodutor

A página do Ministério da Saúde informa que “o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a pílula combinada, a anticoncepção de emergência, a minipílula, a anticoncepcional injetável mensal e trimestral e o diafragma, assim como preservativo feminino e masculino para a prevenção da gravidez (...).

Os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS podem ser disponibilizados para adolescentes conforme as especificidades de suas condições individuais. Porém, vale ressaltar que alguns métodos são mais adequados que outros, nessa fase da vida, o que não impede os adolescentes de serem atendidos e informados mesmo que desacompanhados dos pais ou responsáveis.”

(http://portalms.saude.gov.br/artigos/826-adolescentes-e-jovens/40806- orientacoes-sobre-os-metodos-contraceptivos. Acesso em 13/05/2019)

Com relação aos diversos métodos contraceptivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) A vasectomia não é recomendada para adolescentes, pois reduz a produção de testosterona.

( ) O diafragma e os preservativos são métodos de barreira que, além de prevenirem a gravidez, também protegem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

( ) Os métodos comportamentais dependem da autoobservação do corpo feminino e não apresentam efeitos colaterais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. V – V – F.
  • E. F – F – V.