Imagem de fundo

Apesar do aspecto que denota fragilidade, quando comparados a outros invertebrados, os ...

Apesar do aspecto que denota fragilidade, quando comparados a outros invertebrados, os animais do grupo Cnidaria podem se comportar como predadores ativos. Isso é possível graças a uma estrutura característica do grupo, as cnidas. Graças a essas estruturas esses animais são capazes de injetar uma toxina paralisante que pode imobilizar outros animais de pequeno porte facilmente. A respeito das características do grupo, marque a alternativa incorreta.

A

Os cnidários têm uma arquitetura corporal baseada na simetria radial primária, frequentemente alterada para birradial, quadrirradial ou outras variações do tema radial.

B

Apresentam alternância de gerações entre polipoide assexuada e medusoide sexuada. No entanto, há muitas variações desse tema básico. Um exemplo típico disso é a Classe Hydrozoa, a qual possui apenas representantes polipoides.

C

A Classe Anthozoa é representada pelas anêmonas, penas-do-mar, corais-moles, gorgônias, corais tubo-de-órgão e corais-pétreos. Esses animais são exclusivamente marinhos, podendo viver solitários ou em colônias.

D

Na Classe Scyphozoa o estágio medusóide é predominante. Os espécimes polipóides (cifístomas) são pequenos e imperceptíveis, mas comumente têm vida longa. Algumas espécies não formam pólipos, no entanto os pólipos formam medusas por brotamento assexuado (estrobilação).

E

Anteriomente estudados como parte da Classe Scyphozoa, os organismos da Classe Cubozoa são medusas predominantemente incolores. Cada pólipo forma uma única medusa por metamorfose completa, sendo a umbrela da medusa praticamente quadrada em corte transversal.