Imagem de fundo

O grupo dos moluscos (Filo Mollusca) é muito admirado por conta de suas conchas com for...

O grupo dos moluscos (Filo Mollusca) é muito admirado por conta de suas conchas com formatos diversos e padrões de cores peculiares, muitas vezes resplandecentes. Um grande número de espécies de moluscos tem conchas calcárias sólidas (seja de aragonita, seja de calcita) produzidas pelas glândulas da concha localizadas no manto. Acerca das características das conchas e seus grupos taxonômicos relacionados, analise os itens abaixo julgando se são verdadeiros (V) ou falsos (F).

( ) Indivíduos da Classe Bivalvia têm duas conchas, ou valvas, conectadas na superfície dorsal por um ligamento. Cada valva tem uma protuberância dorsal, a rádula, que é a parte mais antiga da concha.

( ) A Classe Scaphopoda possui em geral concha de uma peça tubular, geralmente de formato afunilada e com abertura nas duas extremidades. Essas conchas assemelham-se a uma presa de elefante oca em miniatura.

( ) Os monoplacóforos têm uma concha simples, com o ápice situado bem à frente. A concha tem uma camada prismática externa bem-definida e uma camada nacarada interna.

( ) O formato “típico” de muitas conchas que ocorrem em determinados grupos da Classe Gastropoda é o espiral cônico, enrolado em torno de um eixo central ou columela. As voltas da espiral formam redemoinhos demarcados pelas linhas descritas como suturas.

Acerca dos itens apresentados, marque a alternativa.

A
V F F F
B
V V F F
C
V V V V
D
F V V V
E
F F V V