Imagem de fundo

Todas as espécies de formigas pertencem à família Formicidae, que juntamente com várias...

Todas as espécies de formigas pertencem à família Formicidae, que juntamente com várias outras famílias de abelhas e vespas formam a ordem Hymenoptera. Quase 10 mil espécies de formigas existentes representam cerca de 15% da fauna de insetos e somam mais de 15% da biomassa total de animais de florestas tropicais, savanas e campos.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

A

A formação de clareiras em sub-bosques de florestas tropicais está desvinculada da ação de formigas cortadeiras, em razão do volume que consomem em folhas sobre a composição de espécies vegetais.

B

Quando estão forrageando a vegetação, as formigas, ao atacarem insetos herbívoros, elevam as taxas padrões de herbivoria e reduzem o possível sucesso reprodutivo das plantas arbóreas de grande porte.

C

As formigas podem atuar como dispersores secundários de sementes, modificando a distribuição inicial de sementes efetuada pelos dispersores primários e influenciando a distribuição espacial das populações de plantas.

D

O caráter conspícuo das formigas, como elemento da fauna de invertebrados na dinâmica das comunidades, faz sua distribuição restrita às regiões tropicais.

E

As formigas mantêm a ciclagem de nutrientes através do enriquecimento do solo com a transferência de nutrientes para camadas mais profundas durante a realocação de ninhos subterrâneos.