O professor de Ciências queria montar um experimento para que os alunos pudessem entender que a combustão produz gás carbônico. Para essa finalidade, dispunha de três potes iguais, que poderiam ser emborcados sobre uma mesma quantidade de água de cal incolor, conforme a figura a seguir:
Considerando que os alunos já sabiam que a água de cal incolor ficava esbranquiçada quando em contato com o gás carbônico (CO2), o melhor experimento para verificar se a combustão produz gás carbônico deveria conter
apenas a montagem 1, porque se a combustão produzisse gás carbônico, a água de cal ficaria esbranquiçada.
apenas as montagens 1 e 2, porque a presença da vela apagada faria um desconto do ar ocupado pela vela e poderia mostrar se a combustão acrescenta gás carbônico ao já existente no ar.
apenas as montagens 1 e 3, porque deixa claro que qualquer diferença na cor da água de cal se deve à combustão.
apenas as montagens 2 e 3, porque a única diferença entre as duas montagens é a presença da vela apagada.
as três montagens, porque permitem avaliar a quantidade de gás carbônico existente no ar e a que poderia ter sido acrescentado pela combustão.