A reação geral da fotossíntese é: CO2 + H2O + energia luminosa → CH2O + O2 + H2O. ...

A reação geral da fotossíntese é: CO2 + H2O + energia luminosa → CH2O + O2 + H2O.

A fim de detectar de onde provém o O2 liberado na fotossíntese, dois grupos de plantas C3 (grupo A e grupo B) foram preparados para um experimento. As plantas do grupo A foram supridas com água marcada com o isótopo 18O do oxigênio e CO2 contendo somente o isótopo comum 16O. O grupo B recebeu água contendo somente 16O, porém CO2 marcado com 18O. Os produtos da fotossíntese dos dois grupos de plantas foram analisados ao final do experimento, concluindo-se que

A
o O2 liberado na fotossíntese é proveniente da molécula de H2O, pois as plantas do grupo A liberaram, em abundância, O2 marcado como isótopo 18O.
B
o O2 liberado na fotossíntese provém tanto da fotólise da água quanto da quebra do CO2, pois foram detectados água e oxigênio marcados com 18O como produtos da fotossíntese nos dois grupos.
C
as plantas do grupo B produziram O2 marcado com 18O em quantidade muito maior que aquelas do grupo A, demonstrando que o O2 provém, prioritariamente, do CO2.
D
não foram detectados produtos marcados com o 18O em qualquer um dos grupos, demonstrando que o O2 produzido na fotossíntese provém de outra fonte.
E
as plantas do grupo B produziram oxigênio marcado como isótopo 18O em abundância, indicando que a quebra do CO2 é responsável por todo O2 formado na fotossíntese.