Imagem de fundo

As mitocôndrias, presentes no citoplasma de protozoários, células vegetais e animais, c...

As mitocôndrias, presentes no citoplasma de protozoários, células vegetais e animais, caracterizam-se por uma série de propriedades morfológicas bioquímicas e funcionais. Acerca das propriedades das mitocôndrias, é correto afirmar que
A
a principal função é promover a fosforilação oxidativa, através da transformação da energia luminosa em energia química.
B
a matriz mitocondrial contém todas as enzimas envolvidas no ciclo de Krebs, assim como o DNA e a maquinaria para a síntese de proteínas.
C
possuem organização estrutural, composição glicoproteica e contém um grande número de enzimas, as quais participam das reações de oxidação.
D
as células de plantas verdes contêm um número maior de mitocôndrias do que muitas células animais, pois algumas de suas funções não são executadas pelos cloroplastos.
E
são constituídas por duas membranas e dois compartimentos, sendo que a membrana externa delimita a organela. Internamente a esta, localiza-se a membrana interna, que projeta para dentro da cavidade mitocondrial complexas invaginações denominadas granun mitocôndrias.