Questão 1071067 - Estrutura e Fisiologia da Membrana Plasmática
Concurso: Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx (EsFCEx) 2018
Cargo: Oficial - Magistério de Biologia
Banca: Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx (EsFCEx)
Nível: Superior
Biologia Biologia Celular Citologia Visão geral da célula Estrutura e Fisiologia da Membrana Plasmática
A figura esquematiza regiões de membrana biológica reconhecidas como microdomínios ou balsas, constituídas de associações estáveis de esfingolipídeos e colesterol que conferem certas propriedades a essas regiões.
Considerando as propriedades do mosaico fluido em função de seus componente> de natureza lipídica, essas balsas apresentam caracteriticas que incluem:
-
A.
Extrema fluidez, adequada para eventos bioquímicos envol vidos em fusão de membranas.
-
B.
Pequena interação com proteínas integrais ou periféricas por força das ligações covalentes entre colesterol e eslingolipídeos.
-
C.
Concentração de proteínas envolvidas em um mesmo evento bioquímico, graças à maior estabilidade da bicamada nessas regiões.
-
D.
Grande simetria entre a> duas monocamadas, que exibem praticamente a mesma composição de l i pídcos e proteínas
-
E.
Alto teor de glicoproteínas distribuídas na camada interna.. com função associada à recepção e estímulos.