Logo após a descoberta da penicilina, primeiro antibiótico amplamente utilizado no trat...

1
Q1178204
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Logo após a descoberta da penicilina, primeiro antibiótico amplamente utilizado no tratamento das infecções bacterianas na história da medicina, havia otimismo de que todas as infecções seriam tratáveis e que a mortalidade por doenças bacterianas era um problema prestes a ser superado. No entanto, apesar do desenvolvimento de uma diversidade de antibióticos e agentes terapêuticos sintéticos, ainda enfrentamos elevadas taxas de mortalidade por infecções que ocorrem principalmente nos hospitais, causadas pelas chamadas “superbactérias”, muito difíceis de serem combatidas mesmo após o uso de vários tipos de medicamentos.


A explicação correta para a dificuldade de se tratar as infecções hospitalares causadas por “superbactérias” é:

A

os antibióticos são poderosos agentes indutores de mutações novas nas bactérias resistentes a múltiplos medicamentos.

B

o uso intensivo de vários tipos de antibióticos selecionou linhagens de bactérias resistentes a múltiplos medicamentos.

C

a presença de raios-X em hospitais eleva muito a radiação de fundo, provocando altas taxas de mutação em bactérias que neles se desenvolvem.

D

a presença de antibióticos estimula as bactérias a adquirir características de resistência, que passam às gerações seguintes.

E

as pessoas internadas que já foram tratadas anteriormente com os antibióticos ficam muito resistentes a seus efeitos e não conseguem se defender das superbactérias presentes nos hospitais.