Imagem de fundo

A construção de microrganismos geneticamente modificados implica a transferência de mat...

A construção de microrganismos geneticamente modificados implica a transferência de material genético de uma espécie para outra. Esse processo de transferência horizontal de genes ocorre naturalmente entre diferentes microrganismos. Com relação à transferência de material genético entre procariotos, assinale a opção correta.
A
A transferência horizontal de material genético em procariotos gera menos ganhos seletivos que os processos de mutação espontânea de DNA, pois células procariotas experimentam altas taxas de mutação durante a divisão celular.
B
A transformação é uma forma de aquisição de material genético por intermédio de vírus (bacteriófagos, no caso de bactérias), na qual ocorre a mobilização de plasmídios.
C
Na transdução, ocorre a transferência de material genético a partir do meio extracelular para o citoplasma da célula procariótica, por meio de um mecanismo ativo.
D
O processo de conjugação é um mecanismo coordenado de transferência de plasmídeo entre duas células bacterianas em contato, por meio de uma estrutura denominada pilus.
E
Nos processos de transferência horizontal de material genético em procariotos, ocorre a mobilização apenas de material genético extracromossomal (plasmídios), diferentemente de células eucariotas em que há mobilização de regiões cromossomais.