Biologia Reino Vegetal Anatomia Vegetal

“As Psilotophyta incluem dois gêneros, Psilotum e Tmesipteris, ambos atuais. Psilotum apresenta distribuição tropical e subtropical. Nos Estados Unidos, ocorre na Flórida, Louisiana, Arizona, Texas, Havaí, bem como em Porto Rico, e é uma planta invasora comum em estufas para plantas.” (RAVEN, H. P.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 5ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, p.302, 1996.) Sobre o gênero Psilotum, pode-se afirmar que:

  • A.

    É o único entre as plantas avasculares atuais que apresentam raízes e folhas.

  • B.

    É heterosporado, os esporos são produzidos em esporângios formados sobre as terminações de ramos laterais curtos. Após a germinação, os esporos dão origem aos gametófitos bissexuados que se assemelham a porções de rizoma.

  • C.

    É homosporado, os esporos são produzidos em esporângios formados sobre as terminações de ramos laterais longos. Após a germinação, os esporos dão origem aos gametófitos unissexuados que se assemelham a porções de rizoma.

  • D.

    É o único entre as plantas vasculares atuais que apresentam raízes e folhas.

  • E.

    O esporófito consiste em uma porção aérea dicotomicamente ramificada com apêndices pequenos em forma de escama e uma porção subterrânea ramificada, ou um sistema de rizomas com muitos rizoides.