Biologia Reino Animal Anatomia

Sem o conhecimento correto dos conceitos e termos ecológicos, a interpretação e o entendimento do conteúdo podem ficar prejudicados. Atente para as definições de termos ecológicos apresentadas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Especiação alopátrica é o conjunto de processos para formação de uma nova espécie que ocorre quando uma população é dividida por barreira geográfica.

( ) Na seleção disruptiva os fenótipos extremos são favorecidos em detrimento do intermediário. Nas aves Passerina amoena, por exemplo, é preciso ser “bonito” ou “feio” para ter sucesso com as fêmeas.

( ) Estruturas análogas são estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é análogo à pata dianteira do cavalo.

( ) Irradiação adaptativa é um processo de evolução realizado por espécies com um grau de parentesco próximo que vivem em ambientes diferentes.

( ) Dispersão é a capacidade que os organismos têm de se mover para fora dos seus pontos de origem. Pode também se referir ao arranjo espacial de indivíduos dentro de uma população, seu padrão espacial.

( ) Trade-off é o valor adaptativo de um fenótipo; é uma medida combinada de sobrevivência e reprodução, ou seja, a contribuição de um indivíduo perante todo o conjunto de genótipos da população.

A sequência correta de cima pra baixo é:

  • A. V, V, F, V, V, F.
  • B. V, V, F, F, V, V.
  • C. F, F, V, V, F, F.
  • D. F, F, V, F, F, V.