Imagem de fundo

Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o es...

Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica.


Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:

A

Alguns ossos contêm o tecido mieloide com função hemocitopoiética controlada por hormônios e outros fatores, podendo também apresentar tecido adiposo.

B

As células do tecido ósseo provêm da célula indiferenciada do mesênquima embrionário capaz de originar também o conjuntivo propriamente dito, o cartilaginoso, o adiposo, o muscular e o hematopoiético.

C

Cartilagens presentes nos ossos longos podem estar envolvidas com a articulação e a redução de atrito entre duas superfícies ósseas, e com o crescimento longitudinal do osso.

D

Os ossos não compactos podem apresentar em suas cavidades internas medula óssea vermelha e medula espinhal, composta por tecido nervoso.

E

Os osteoclastos realizam reabsorção da matriz orgânica, pela produção de colagenases, e da porção mineral via produção de ácidos, com reaproveitamento de aminoácidos e, através da reabsorção iônica, participa da manutenção da normocalcemia.