Biologia Taxonomia

O TEXTO ABAIXO SE REFERE ÀS QUESTÕES 60 A 62


          Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) cavaram crateras na terra seca de roças abandonadas no Parque Nacional do Catimbau, na região central de Pernambuco, para examinar o interior de ninhos de saúva. Verificaram que as formigas guardavam matéria orgânica a até três metros de profundidade, dificultando o acesso das plantas a nutrientes. Em outras expedições, já tinham observado que a densidade das colônias de saúva aumentava de duas por hectare nas áreas de vegetação nativa para quinze por hectare nos trechos usados para o cultivo agrícola ou pastagem... Outro sinal visível dessa metamorfose é a proliferação de plantas invasoras como a algaroba (Prosopolis juliflora), árvore nativa dos Andes usada para extração de madeira e alimentação de gado...


          No Catimbau, espécies típicas como a aroeira (Myracrodruon urundeuva) e angico-branco (Anadenanthera colubriná) são as mais extraídas. Essas espécies tendem a ser substituídas por outras, que crescem com rapidez e suportam as alterações provocadas pelas roças e pastos itinerantes, como marmeleiro-do-mato (Croton sonderianus) e jurema-preta (Mimosa tenuiflorà). (Adaptado)

FIORA VANTI, Revista FAP ESP. Maia/2018)


          Entre os animais da Caatinga também se incluem o sapo-cururu, a asa- branca, a cotia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba e o sagui-do- nordeste, entre outros. Lá também vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção.

http://ambientes. ambientebrasil. com. br/natural/biomas/caatinga - Jàuna. html


Sobre a abordagem taxonômica de organismos encontrados na Caatinga. assinale a alternativa correta:

  • A.

    As saúvas são organismos que pertencem a uma Classe, caracterizada pela presença da respiração traqueal, que integra o Filo Arthropoda.

  • B.

    Cotia, gambá e tatu devem ser incluídos em Classes distintas de uma mesma Ordem.

  • C.

    O sapo-cururu e a ararinha azul compartilham características específicas do Subfilo Urochordata.

  • D.

    A aroeira e o angico-branco, plantas típicas do Parque, são espécies distintas pertencentes a um mesmo gênero.

  • E. O marmeleiro-do-mato (Croton sonderianus) e jurema-preta (Mimosa tenuiflorà) são variedades de uma mesma espécie.