Imagem de fundo

O grupo dos moluscos é constituído por uma diversidade impressionante de organismos. At...

O grupo dos moluscos é constituído por uma diversidade impressionante de organismos. Atualmente é considerado um dos maiores filos do reino animal depois de Arthropoda. Esse grupo inclui desde animais vermiformes a lulas gigantes. Esse filo é composto por animais que são muito versáteis, sendo organismos que ocupam ambientes aquáticos de diferentes profundidades a ambientes terrestres. Acerca da taxonomia do grupo em questão, marque a alternativa correta.

A

Os animais da Classe Cephalopoda têm como uma de suas peculiaridades a ausência de concha externa em todos os seus representantes atualmente conhecidos.

B

A Classe Scaphopoda é constituída por moluscos com o corpo esguio, coberto com um manto e concha tubulares. Esses animais possuem numerosos tentáculos delgados e longos, conhecidos como captáculos, além de uma rádula bem desenvolvida.

C

A Classe Bivalvia é composta por animais com corpos comprimidos lateralmente. A concha geralmente tem duas valvas articuladas na região dorsal por ligamento elástico e, em geral, por um grupo de dentes denomidado rádula, típica e exclusiva dessa classe.

D

Uma das características taxonômicas importantes da Classe Polyplacophora é a ocorrência da concha dividida em oito placas, chamadas de valvas. São animais marinhos com palpos ao redor da boca bem desenvolvidos, porém no adulto não há rádula nem estruturas similares para alimentação.

E

A Classe Gastropoda abrange cerca de 70.000 espécies vivas descritas, tendo como uma de suas principais características a ocorrência de uma única concha contorcida em espiral, presente na fase adulta de todos os representantes dessa classe.