Biologia Taxonomia

As coleções biológicas são acervos científicos que possuem uma maior complexidade de matéria orgânica, portanto, sua preservação para longo termo é um enorme desafio. A respeito das coleções biológicas, analise as proposições a seguir e escolha a alternativa correta.

  • A.

    A permuta é a doação de material entre instituições para possibilitar a obtenção de espécimes exóticos raros e melhorar a diversidade das coleções.

  • B.

    A coleção biológica pode ser entendida como conjunto de organismos, ou partes destes preservados no seu ambiente natural, isto é, no seu sítio de coleta.

  • C.

    Os componentes da coleção biológica são preparados e organizados de modo a informar a procedência e identificação taxonômica de cada um dos espécimes, o que contribui para seu status científico.

  • D.

    As coleções são úteis como fontes de caracteres para estudos filogenéticos. Além disso, alguns caracteres podem ser observados tanto em seres vivos quanto em mortos, como os comportamentais e ecológicos.

  • E.

    As coleções biológicas são excelentes para estudos taxonômicos, porém não são utilizadas em estudos envolvendo saúde pública, já que os agentes etiológicos de doenças, como as bactérias, fungos, protozoários e helmintos, não são bem preservados.