Imagem de fundo

As coleções biológicas são acervos científicos que possuem uma maior complexidade de ma...

As coleções biológicas são acervos científicos que possuem uma maior complexidade de matéria orgânica, portanto, sua preservação para longo termo é um enorme desafio. A respeito das coleções biológicas, analise as proposições a seguir e escolha a alternativa correta.

A

A permuta é a doação de material entre instituições para possibilitar a obtenção de espécimes exóticos raros e melhorar a diversidade das coleções.

B

A coleção biológica pode ser entendida como conjunto de organismos, ou partes destes preservados no seu ambiente natural, isto é, no seu sítio de coleta.

C

Os componentes da coleção biológica são preparados e organizados de modo a informar a procedência e identificação taxonômica de cada um dos espécimes, o que contribui para seu status científico.

D

As coleções são úteis como fontes de caracteres para estudos filogenéticos. Além disso, alguns caracteres podem ser observados tanto em seres vivos quanto em mortos, como os comportamentais e ecológicos.

E

As coleções biológicas são excelentes para estudos taxonômicos, porém não são utilizadas em estudos envolvendo saúde pública, já que os agentes etiológicos de doenças, como as bactérias, fungos, protozoários e helmintos, não são bem preservados.