Biologia Biologia Forense

Com a criação da Rede Brasileira de Banco de Perfis Genéticos na década de 2010 e a aprovação da Lei nº 12.654, em 2012, foi possível inserir perfis genéticos de vestígios e condenados em um banco nacional de perfis genéticos e confrontar esses perfis utilizando o software CODIS. Recentemente, o Governo Federal, através do ministério da justiça, tem enfatizado a necessidade de ampliação do número de perfis nesse banco. Em relação ao processamento de amostras biológicas para inclusão no banco de perfis genéticos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de procedimentos adotados pela equipe pericial.
  • A. Coleta de amostras de sangue de condenados – Extração do DNA – Quantificação – PCR – Eletroforese capilar – inclusão no CODIS.
  • B. Coleta de amostras biológicas em local de crime – Quantificação – Extração do DNA – PCR – Eletroforese capilar – inclusão no CODIS.
  • C. Coleta de amostras de saliva de condenados – Quantificação – Extração do DNA – Eletroforese capilar – PCR – inclusão no CODIS.
  • D. Coleta de amostras biológicas em local de crime – Extração do DNA – Quantificação – PCR – Eletroforese capilar – inclusão no CODIS.
  • E. Coleta de amostras de secreção vaginal de vítimas de estupro – Quantificação – Extração do DNA – PCR – Eletroforese capilar – inclusão no CODIS.