Imagem de fundo

Abaixo está representado um fragmento com 180 nucleotídeos do gene para a proteína Fosf...

Abaixo está representado um fragmento com 180 nucleotídeos do gene para a proteína Fosfatase 1 de gado bovino Bos taurus. Em seguida são apresentados os valores de semelhança entre esse mesmo fragmento de bovino e duas outras espécies de mamíferos: Pan troglogytes (chimpanzé) e Homo sapiens (seres humanos).

Com base nestas informações pode-se afirmar que a Fosfatase 1 é uma proteína importante para o metabolismo celular de mamíferos e

A

o valor de semelhança apresentado entre Bos taurus e Homo sapiens indica tratar-se de proteínas diferentes em cada uma das espécies, o que reflete sua distância filogenética.

B

a maior semelhança ocorre entre Bos taurus e Pan troglogytes, refletindo a relação filogenética próxima entre eles.

C

estes valores mostram que apenas Pan troglogytes e Homo sapiens apresentam semelhanças, refletindo a relação filogenética próxima entre eles, enquanto Bos taurus não apresenta nenhuma proximidade filogenética.

D

por isso os genes apresentam alta similaridade entre as espécies, sendo que entre Pan troglogytes e Homo sapiens esta semelhança é ainda maior, refletindo a relação filogenética próxima entre eles.

E

estes dados não refletem grau de parentesco entre as espécies, apesar da alta similaridade entre os genes das espécies apresentadas.