Biologia Biologia Celular Biologia molecular

Para realizar a análise dos ácidos nucleicos ou o estudo de genomas, são utilizadas várias técnicas de biologia molecular. O polimorfismo por RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism), Polimorfismo no Comprimento do Fragmento de Restrição, é uma dessas técnicas e utiliza enzimas de restrição que clivam o DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de diferentes tamanhos que são separados e visualizados em forma de bandas. A figura a seguir representa uma digestão de um fragmento de DNA com a endonuclease Eco RI.

 Considerando a figura apresentada, a enzima de restrição EcoRI possui

  • A. sete sítios de restrição, e clivou o fragmento de DNA em sete fragmentos de tamanhos diferentes, o menor deles representado pela letra A.
  • B. sete sítios de restrição, e clivou o fragmento de DNA em sete fragmentos de tamanhos diferentes, o maior deles representado pela letra E.
  • C. seis sítios de restrição, e clivou o fragmento de DNA em sete fragmentos de tamanhos diferentes, o maior deles representado pela letra E.
  • D. seis sítios de restrição, e clivou o fragmento de DNA em sete fragmentos de tamanhos diferentes, o maior deles representado pela letra A.