Imagem de fundo

"A vida depende da capacidade das células de armazenar, recuperar e traduzir as instruç...

"A vida depende da capacidade das células de armazenar, recuperar e traduzir as instruções genéticas necessárias para manter o organismo vivo. Essa informação hereditária é passada de uma célula às suas células-filhas durante a divisão celular, e de uma geração de um organismo a outra, por meio de células reprodutoras. Em todas as células vivas , essas instruções são armazenadas nos genes, os elementos que contêm a informação que determina as características de uma espécie como um todo, bem como as de um indivíduo. [...] Logo que a genética surgiu como uma ciência , no início do século XX , os cientistas ficaram intrigados com a estrutura química dos genes. [...] Atualmente , o fato de o DNA ser o material genético é tão fundamental ao pensamento biológico que é difícil imaginar o enorme vazio intelectual que essa descoberta revolucionária preencheu."

Fonte: Biologia Molecular da Célula. 6ª Edição. Alberts et al. , 2017

Sobre a composição da molécula de DN, é correto afirmar:

A

As bases nitrogenadas que podem estar presentes no DNA são adenina , citosina , uracila ou timina.

B

Os nucleotídeos do DNA são compostos de um açúcar com quatro carbonos ligado a um único grupo fosfato e a uma base contendo nitrogênio.

C

As duas cadeias polipeptídicas que formam o DNA são antiparalelas entre si e as ligações de dissulfeto entre a porção base dos nucleotídeos unem as duas cadeias.

D

Cada fita de DNA contém uma sequênci a de nucleotídeos que é exatamente complementar à sequência de nucleotídeos da fita associada , sendo assim cada fita pode atuar como um molde para a síntese de uma nova fita complementar.