Biologia Ecologia Biomas e Domínios

Segundo o IBGE, “Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna próprias”. https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html - Acesso em 12/11/2019.

Conhecer esses biomas é muito importante, pois a vida humana tem relação direta com a manutenção e o equilíbrio deles. Um bioma bastante conhecido é a Tundra, que tem como características

  • A.

    clima frio e seco com períodos de congelamento do solo; flora constituída de herbáceas e musgos; e fauna composta de renas, lemingues, raposas, lebres e bois almiscarados.

  • B.

    clima frio e invernos rigorosos; com flora constituída de coníferas; e fauna composta de cervos, alces, ursos, lebres e linces, sendo que alguns animais hibernam durante o inverno.

  • C.

    clima temperado, caracterizado pelas quatro estações do ano bem definidas; flora composta de bordos, carvalhos, bétulas que perdem as folhas no inverno; e fauna composta por javalis, esquilos, leões-damontanha.

  • D.

    clima quente e elevada precipitação; de vegetação abundante, com diversas espécies de trepadeiras e epífitas, como orquídeas, samambaias e bromélias; e fauna composta de macacos, preguiças, onças, capivaras.

  • E.

    clima subtropical com pluviosidade baixa; classificada em estepes e savanas; flora constituída por plantas herbáceas e árvores de pequeno porte; e fauna composta por onça-pintada, capivara, veado, arara-azul, marrecos.