A

o uso de maquinaria agrícola tende a compactar o solo, diminuindo sua porosidade e sua densidade e, consequentemente, a infiltração, podendo causar dificuldade de absorção de água pelas raízes das plantas cultivadas.

B

o uso de fertilizantes nesses solos já naturalmente férteis pode causar acúmulo de sais minerais e, consequentemente, a salinização do solo.

C

devido ao clima chuvoso e às rochas de origem, os solos da Amazônia não necessitam de correção de acidez para cultivo, pois já contam com uma alta concentração de alumínio.

D

o desmatamento da floresta amazônica para cultivos agrícolas feito por meio de tratores de lâminas (“bulldozers”) é mais danoso à estrutura do solo quando comparado ao tradicional corte manual, pois aumenta a compactação do solo e sua porosidade.

E

a retirada da vegetação natural e consequente exposição do solo às fortes chuvas amazônicas promove a dispersão dos agregados pelo impacto direto das gotas de chuva, podendo causar selamento superficial, aumento do escorrimento da água e erosão.