Imagem de fundo

Assinale a alternativa que apresenta ecossistema encontrado na Amazônia corretamente de...

1
Q744286
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Assinale a alternativa que apresenta ecossistema encontrado na Amazônia corretamente definido.
A
Mata ombrófila – é uma mata de inundação; no entanto, é relativamente mais baixa e de menores complexidade e biomassa em comparação com as outras matas.
B
Mata de várzea – é uma mata de inundação onde há flutuação do nível de água de até 30 cm diários, devido ao fluxo das marés e à variação sazonal, ambos pouco conspícuos; cresce sobre solos de aluvião quaternários, ricos em nutrientes.
C
Mata de igapó – ecossistema de maior extensão, perenifólia, com dossel de até 50 metros, densa vegetação arbustiva; cresce sobre latossolos amarelos de origem terciária com textura argiloarenosa, ácidos, profundos e oligotróficos.
D
Capoeira ‒ apresenta características de cerrado, com estrato herbáceo contínuo, destacando-se as gramíneas, os arbustos e as árvores baixas de aspecto tortuoso e escleromórfico, crescendo sobre solos hidromórficos e argilosos de origem quaternária.
E
Vegetação savanoide ‒ vegetação secundária resultante da ação antrópica e com idade de até 50 anos e vegetação residual em sítios de pomares.