O município de Araquari (SC) está instalado no bioma mata atlântica e, deste bioma pode...

O município de Araquari (SC) está instalado no bioma mata atlântica e, deste bioma pode-se afirmar que:
A
É um dos hotspots mundiais de biodiversidade, a mata atlântica apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, a mata atlântica é reconhecido como a savana mais rica do mundo.
B
A Mata Atlântica é considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.
C
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (florestas: ombrófila densa, ombrófila mista, estacional semidecidual, estacional decidual e ombrófila aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude.
D
Estimativas oficiais indicam, na mata atlântica, valores em torno de centenas espécies de plantas, com notável diversidade de gramíneas, são mais de 450 espécies (campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, brabas-debode, cabelos de-porco, dentre outras). Nas áreas de campo natural, também se destacam as espécies de compostas e de leguminosas (150 espécies) como a babosa-do-campo, o amendoim-nativo e o trevo-nativo.