Biologia Biomedicina

Sobre processamento e conservação de bolsas de sangue e de medula óssea, é correto afirmar:
  • A. Após a coleta, o sangue total deverá ser imediatamente congelado, ou deverá ser mantido sob placas frias de butanodiol (elemento de resfriamento) e armazenado entre 2 °C a 6 °C para posterior processamento.
  • B. É possível manter a viabilidade das células da medula óssea sem congelação por alguns dias; para conservação por períodos mais longos deve-se utilizar o método de criopreservação com adição de dimetil sulfóxido e armazenar a −196 °C.
  • C. Os hemocomponentes obtidos a partir do processamento de bolsas de sangue total são: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas congeladas e crioprecipitado.
  • D. O tempo de armazenamento da bolsa de sangue depende da solução anticoagulante utilizada, quando coletado em bolsas contendo CPDA-1 o tempo de armazenamento é de 42 dias e quando coletado em bolsas contendo CPD o tempo é de 35 dias a partir da coleta.
  • E. O tempo de armazenamento da bolsa de sangue depende da solução anticoagulante utilizada, quando coletado em bolsas contendo CPDA-1 o tempo de armazenamento é de 42 dias e quando coletado em bolsas contendo CPD o tempo é de 35 dias a partir da coleta.