Imagem de fundo

Sobre processamento e conservação de bolsas de sangue e de medula óssea, é correto afir...

1
Q1011856
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Sobre processamento e conservação de bolsas de sangue e de medula óssea, é correto afirmar:

A

Após a coleta, o sangue total deverá ser imediatamente congelado, ou deverá ser mantido sob placas frias de butanodiol (elemento de resfriamento) e armazenado entre 2 °C a 6 °C para posterior processamento.

B

É possível manter a viabilidade das células da medula óssea sem congelação por alguns dias; para conservação por períodos mais longos deve-se utilizar o método de criopreservação com adição de dimetil sulfóxido e armazenar a −196 °C.

C

Os hemocomponentes obtidos a partir do processamento de bolsas de sangue total são: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas congeladas e crioprecipitado.

D

O tempo de armazenamento da bolsa de sangue depende da solução anticoagulante utilizada, quando coletado em bolsas contendo CPDA-1 o tempo de armazenamento é de 42 dias e quando coletado em bolsas contendo CPD o tempo é de 35 dias a partir da coleta.

E

Desleucocitação é um procedimento realizado através de lavagens dos hemocomponentes com solução isotônica de cloreto de sódio estéril com a finalidade de reduzir os leucócitos e prevenir reações transfusionais.