Biologia Biomedicina

Dados da análise por citometria de fluxo de uma amostra de células geraram o gráfico abaixo.

Considerando os dados representados no gráfico, é correto afirmar que

  • A. as poucas células dispostas nos quatro quadrantes do gráfico indicam que o volume da amostra foi insuficiente para processamento de análise de dados, desta forma, é recomendado preparação de nova amostra.
  • B. o gráfico mostra a intensidade de fluorescência de dois receptores diferentes, detectados através da utilização de anticorpos específicos marcados com fluorocromos que emitem fluorescência a comprimentos de onda iguais.
  • C. a identificação de células que expressam os dois receptores simultaneamente, é a representada no quadrante superior direito (SD); e as células danificadas ou mortas não alteram as propriedades de tamanho e granulosidade nos gráficos.
  • D. o gráfico é do tipo histograma e cada ponto significa uma célula identificada pelo citômetro. Cada quadrante representa a quantidade relativa de células de uma amostra, distribuídas de acordo com a posição do ciclo celular (G1, S, G2 e M) em que cada célula se encontra.
  • E. a quantificação de células que expressam um dos receptores, é representada nos quadrantes inferior direito (ID) e superior esquerdo (SE); e de células que não expressam nenhum dos receptores, é representada no quadrante inferior esquerdo (IE).