Dados da análise por citometria de fluxo de uma amostra de células geraram o gráfico ab...

1
Q1011858
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Dados da análise por citometria de fluxo de uma amostra de células geraram o gráfico abaixo.



(Arosa et al. Fundamentos de Imunologia. 2.ed. Editora Lidel 2012)


Considerando os dados representados no gráfico, é correto afirmar que

A

as poucas células dispostas nos quatro quadrantes do gráfico indicam que o volume da amostra foi insuficiente para processamento de análise de dados, desta forma, é recomendado preparação de nova amostra.

B

o gráfico mostra a intensidade de fluorescência de dois receptores diferentes, detectados através da utilização de anticorpos específicos marcados com fluorocromos que emitem fluorescência a comprimentos de onda iguais.

C

a identificação de células que expressam os dois receptores simultaneamente, é a representada no quadrante superior direito (SD); e as células danificadas ou mortas não alteram as propriedades de tamanho e granulosidade nos gráficos.

D

o gráfico é do tipo histograma e cada ponto significa uma célula identificada pelo citômetro. Cada quadrante representa a quantidade relativa de células de uma amostra, distribuídas de acordo com a posição do ciclo celular (G1, S, G2 e M) em que cada célula se encontra.

E

a quantificação de células que expressam um dos receptores, é representada nos quadrantes inferior direito (ID) e superior esquerdo (SE); e de células que não expressam nenhum dos receptores, é representada no quadrante inferior esquerdo (IE).