Leia o texto a seguir. A obesidade expande-se a largos passos tanto na população adulta...

1
Q1075633
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Leia o texto a seguir.


A obesidade expande-se a largos passos tanto na população adulta, quanto na infância, tornando-se cada vez mais preocupante pelo fato de trazer consigo várias outras doenças associadas. Deixou de ser simplesmente engraçada para tornar-se o alvo de inúmeras campanhas que arregimenta cidades inteiras em países como os Estados Unidos, onde 97 milhões de pessoas estão acima do peso (55% com 20 a 75 anos de idade), sendo que 50,7% são do sexo feminino.

No Brasil, não há ainda subsídios estatísticos que colaborem para se conhecer com mais exatidão a população que está com excesso de peso. Mas pode-se dizer que há um número considerável de pessoas que necessita tomar uma atitude e começar a lutar contra a balança.

A obesidade vem ocupando cada vez mais espaço nos Serviços de Saúde público e privado, pois atinge grandes parcelas da população e promove graves transtornos na saúde dos indivíduos.

A obesidade está associada a várias outras patologias como a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, as dislipidemias (aumento do colesterol e triglicérides no sangue) e o aumento do risco de doenças coronarianas. Na mulher, os riscos são ainda maiores, pois a obesidade contribui para reduzir a fertilidade, eleva a morbidade e a mortalidade maternas e também contribui para o aumento da mortalidade fetal, entre outros.


(Obesidade: Problema de Saúde Pública. 19 de abril de 2002. In: http://www.amparo.sp.gpv.br/nptícias/agencia/2002/2002- abr/020419-obesidade.htm. Acesso em 30/10/2010)


É coerente, com o texto, afirmar que a obesidade

A

deveria ser considerada um problema de saúde pública, por atingir um grande número de pessoas e de ter consequências graves para o bem-estar.

B

é um problema de alimentação e não de saúde; portanto, não deveria ser preocupação da Secretaria de Saúde, mas da de Abastecimento.

C

é um problema gravíssimo, muito mais do ponto de vista estético que do ponto de vista da saúde.

D

é um problema de saúde pública no Brasil que já foi resolvido nos EUA, um país que já tomou as medidas necessárias.

E

tem como principais agentes causadores: hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias e doenças coronarianas.