Imagem de fundo

A ação terapêutica do medicamento ciprofloxacino se deve à atividade antibacteriana. El...

1
Q1077679
Teclas de Atalhos
Compartilhar
A ação terapêutica do medicamento ciprofloxacino se deve à atividade antibacteriana. Ele age interferindo na ação da DNA girase, que é um membro da família topoisomerase. A função dessa família de enzima e a consequência da sua ação na atividade bacteriana são:
A
promover o relaxamento do DNA supertorcido, provocando quebras transitórias na fita do DNA e, em decorrência, o DNA bacteriano não pode mais ser replicado nem transcrito, causando uma interrupção no metabolismo bacteriano.
B
concatenar ou desconcatenar as moléculas circulares de DNA e, como consequência dessas duas propriedades, o DNA bacteriano é transcrito causando uma aceleração no metabolismo bacteriano.
C
promover a passagem de um segundo segmento de DNA através da quebra do DNA e, em seguida, a sua religação, fazendo com que o DNA bacteriano seja replicado e transcrito, interrompendo seu metabolismo.
D
promover a compactação dos nucleossomos, provocando o enovelamento da dupla-hélice ao redor de uma estrutura proteica, que tem como consequência a replicação do DNA bacteriano.