Biologia Biomedicina

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, o Teste Laboratorial Remoto (TLR) também é conhecido como teste à beira do leito, teste rápido, teste ao lado do paciente. Tratase de um teste realizado próximo ao paciente, que fornece resposta rápida e cuja amostra não é transportada, tem análise simplificada e os operadores podem não pertencer ao laboratório. Os resultados dos testes rápidos podem ser utilizados como triagem ou diagnóstico. Entretanto, apesar da facilidade em sua utilização, os TLRs também estão sujeitos a contínuos processos de controle de qualidade. Considerando o exposto e a legislação vigente, analise as proposições a seguir.

1) O serviço de saúde deve disponibilizar a relação de todos os TLR realizados por ele, bem como os procedimentos documentados.

2) Independente do local, os TLRs devem estar submetidos às mesmas diretrizes de um laboratório clínico, incluindo-se responsabilidade técnica, garantia da qualidade, entre outros.

3) A realização de TLR está condicionada à emissão de um laudo que deixe claras as suas limitações diagnósticas e demais indicações estabelecidas na etapa pós-analítica.

4) A execução dos TLRs e de testes rápidos deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública, ambulatorial ou hospitalar.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2, 3 e 4.

  • C.

    3 e 4, apenas.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.