Imagem de fundo

Paciente idoso é encaminhado ao laboratório com queixa de intenso prurido anal. O profi...

1
Q1160254
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Paciente idoso é encaminhado ao laboratório com queixa de intenso prurido anal. O profissional responsável pelo laboratório deve instruir a coleta da amostra para pesquisa de Enterobius vermicularis. Dentre as instruções de coleta fornecidas para o paciente, consta, adequadamente, a alternativa:

A

Para coletar as fezes no momento da evacuação, é de fundamental importância que se evite a contaminação com urina, água ou outro elemento. Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), e colocar em frasco que contenha o conservante líquido (MIF). No MIF, as amostras são conservadas por até 30 dias à temperatura ambiente.

B

Esse exame deve ser feito pela manhã ao despertar. O paciente não deve realizar limpeza anal nem aplicar medicamentos no local antes da coleta. Levar a fita durex transparente fornecida, até a região perianal e fazer pressão em diversos lados; colocar a fita sobre a lâmina, tendo o cuidado de deixá-la lisa, sem rugas; repetir a operação com a segunda lâmina; envolver as lâminas em uma folha de papel e levar ao laboratório; evitar atrito com outros objetos para não quebrar ou deslocar a fita da lâmina.

C

Esse exame exige cuidados prévios antes da coleta das fezes; devem ser evitados medicamentos à base de vitamina C, ferro, aspirina (AAS) e anti-inflamatórios, assim como alimentos ricos em fibras. Ao final do quarto dia ou no quinto dia, mantendo a dieta, colher amostra de fezes em frasco fornecido pelo laboratório; o volume mínimo de fezes necessário para esse exame é de 5g (1/3 do recipiente coletor).

D

Antes da coleta o paciente deve realizar assepsia e cuidadosa higiene local com sabão neutro. Levar a fita durex transparente fornecida até a região perianal e fazer pressão em diversos lados; colocar a fita sobre a lâmina, tendo o cuidado de deixá-la lisa, sem rugas; repetir a operação com a segunda lâmina; envolver as lâminas em uma folha de papel e levar ao laboratório; evitar atrito com outros objetos para não quebrar ou deslocar a fita da lâmina.

E

Para coletar as fezes no momento da evacuação, é de fundamental importância que se evite a contaminação com urina, água ou outro elemento. Retirar frações de fezes que contenham sangue e muco do bolo fecal e colocar em frasco que contenha o conservante líquido (MIF), fornecido pelo laboratório.