Biologia Biossegurança

"Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos, químicos, genéticos e físicos para prevenir a ocorrência de acidentes e, consequentemente, reduzir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas, bem como para proteger a comunidade, o ambiente e os experimentos" (CORINGA, 2010).

Assinale a alternativa que contenha a informação INCORRETA sobre Biossegurança.

  • A.

    Risco de acidentes abrange todo e qualquer fator que coloca o trabalhador em situação de perigo e afeta sua integridade, seu bem-estar físico e moral.

  • B.

    As instalações laboratoriais são diferenciadas por grupo de risco, e cada nível de biossegurança requer medidas de controle do risco diferenciadas, de acordo com a periculosidade do risco biológico.

  • C.

    Os laboratórios de ensino básico e pesquisa (como aqueles de escolas em geral) enquadram-se no nível 4 de segurança biológica.

  • D.

    Laboratórios de nível 2 de segurança biológica são destinados a serviços básicos de saúde, serviços de diagnóstico e pesquisa e apresentam, além da bancada de trabalho, cabine de segurança biológica para aerossóis.

  • E.

    Laboratórios de nível 3 de segurança biológica apresentam cabine de segurança biológica e/ou outros dispositivos primários, acesso controlado, ventilação dirigida e roupa especial.