Imagem de fundo

Em relação a Boas Práticas Laboratoriais (BPL), assinale a alternativa.

Em relação a Boas Práticas Laboratoriais (BPL), assinale a alternativa.

A

Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, com o único propósito de eliminar riscos de um erro de laudo e erro de diagnóstico do paciente. Os profissionais de laboratórios clínicos, além de estarem expostos aos riscos ocupacionais, também estão expostos aos riscos biológicos.

B

Os EPI são equipamentos que servem para proteção do contato com agentes infecciosos, substâncias irritantes e tóxicas, materiais perfuro-cortantes e materiais submetidos a aquecimento ou congelamento. A utilização dos EPI de forma coletiva pode ocorrer em um laboratório de Análises Clínicas.

C

Os procedimentos laboratoriais que envolvem manipulação de amostras biológicas, tais como pipetagem, centrifugação ou o próprio manuseio de substâncias químicas, produzem partículas em suspensão no ar numa concentração muito pequena, então, a probabilidade do ar do local ser infeccioso não é muito grande. Pede-se assim que os funcionários usem suas máscaras, jalecos e luvas, o que deve ser suficiente para sua segurança.

D

Os profissionais de laboratórios clínicos, além de estarem expostos aos riscos ocupacionais ergonômicos, físicos e químicos, trabalham com agentes infecciosos e com materiais potencialmente contaminados, que são classificados com riscos biológicos.

E

As bancadas do laboratório devem ser revestidas com material poroso e resistente à ação de desinfetantes comumente utilizados, como por exemplo, o hipoclorito de sódio.