Imagem de fundo

Com relação aos POPs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) co...

Com relação aos POPs, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. POP é uma sigla que significa Procedimentos Operacionais Primários. Os POPs têm como objetivo padronizar todas as ações, para que diferentes técnicos possam compreender e executar, da mesma maneira, uma determinada tarefa, garantindo assim qualidade. Esses protocolos devem estar escritos de forma clara e completa, possibilitando a compreensão e adesão de todos.

II. Os POPs são protocolos que descrevem detalhadamente cada atividade realizada no laboratório, desde a coleta até a análise do material, incluindo utilização de equipamentos, procedimentos técnicos, cuidados de biossegurança e condutas adotadas em acidentes. É extremamente necessário e obrigatório que todos os funcionários sigam o protocolo.

III. A elaboração dos POPs é feita pelo responsável credenciado do laboratório. Alguns parágrafos dos POPs podem vir a ser iguais aos de outros laboratórios, porque existem regras de biossegurança, por exemplo, que já estavam prédeterminadas e precisam ser cumpridas. Ele é inteiramente dividido por setores, porque precisa ser muito específico.

IV. Os POPs são de responsabilidade dos técnicos de laboratório e devem estar disponíveis em local de fácil acesso para fiscalização pelo agente da ANVISA.


A

Apenas I

B

Apenas I e II.

C

Apenas III.

D

Apenas III e IV.

E

I, II, III e IV.