Imagem de fundo

Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro, cartas contaminadas com antrax começar...

Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro, cartas contaminadas com antrax começaram a aparecer nos correios dos Estados Unidos. Cinco americanos foram mortos e dezessete ficaram doentes, o que se tornou o pior ataque biológico na história dos Estados Unidos. A investigação subsequente realizada pelo FBI e os respectivos parceiros, chamada de Amerithrax, compreendeu uma das maiores e mais complexas investigações na história da justiça.


THE FEDERAL BUREAU OF INVESTIGATION. Disponível em:

<https://www.fbi.gov/about-us/history/famous-cases/antrax-amerithrax>.

Acesso em: 12 abr. 2016, com adaptações.


Considerando as informações do texto, é correto afirmar que o patógeno causador do antax é uma bactéria

A

gram-negativa, anaeróbica e em forma de bastonetes. O antrax inalatório é a forma de contaminação mais comum em razão da grande produção de esporos pelo B. anthracis.

B

gram-negativa, aeróbica e em forma de cocos. O antrax pode se manifestar de três formas clínicas, sendo elas a cutânea, a gastrointestinal e a respiratória, que pode ser letal.

C

gram-positiva, anaeróbica e em forma de bastonetes. O antrax causado por ingestão de carnes contaminadas, ou por exposição a carcaças, pele, lã e pêlos contaminados é a forma clínica mais incomum.

D

gram-negativa, aeróbica e em forma de bastonetes. Essa infecção pode atingir a corrente sanguínea e o sistema nervoso central, causando meningite hemorrágica.

E

gram-positiva, aeróbica e em forma de bastonetes. O antrax inalatório é uma forma clínica não usual, causada quando há liberação deliberada de esporos de B. anthracis em pó.