Questões de Concurso sobre Citologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.303 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.

Imagem associada para resolução da questão

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia


A
à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.

B
à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.

C
à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.

D
à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.

E
à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.
O que é ciclose?

A
Um polissacarídeo de reserva.

B
O nome dado a movimentação de substâncias no citosol.

C
A produção enzimática rotativa dos lisossomos.

D
Nenhuma das alternativas.
Ano: 2016
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor Substituto - Área: Ciências - 2016

Qual componente está presente em todas as células?


A

Parede.


B

Carioteca.


C

Membrana.


D

Vacúolo.

As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Sobre elas, observe as afirmativas abaixo:

I - Retículo endoplasmático rugoso (RER): Dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteróides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).

II – Mitocôndrias: Originários do aparelho de Golgi, as mitocôndrias são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão.

III – Cloroplastos: Estas organelas são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas e, além das enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, eles possuem grande quantidade da enzima denominada catalase.

IV – Centríolos: não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.

Pode ser julgada como INCORRETA:


A
Apenas as afirmativas I, II e III.

B
Apenas as afirmativas I, II e IV.

C
Apenas as afirmativas I, III e IV.

D
Nenhuma das alternativas.
A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. As membranas podem ser classificadas em:

A
Permeável: permite a passagem do solvente.

B
Impermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto.

C
Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.

D
Nenhuma das alternativas.
Sobre o modelo de mosaico fluido para a membrana plasmática das células, analise as alternativas e assinale qual melhor define esse modelo:

A
A proteína de ambos os lados da bicamada protéica vão se movendo, mas sem nunca perder o contato. Isso faz que os lipídeos ocasionalmente presentes na membrana mudem de lugar constantemente.

B
Os fosfolipídios deslocam-se continuamente, sem perder contato um com os outros, trocando de par o tempo todo, o que confere grande dinamismo às membranas biológicas.

C
A membrana leva esse nome graças a fluidez que substâncias polares têm para atravessar do meio extracelular para o citosol, permeando as moléculas fosfolipídicas no processo.

D
Nenhuma das alternativas.

Microscópios são excelentes ferramentas didáticas, principalmente para análise e observação da estrutura celular. A respeito da microscopia, é correto afirmar:


A

O azul de metileno, corante utilizado em microscopia, possui afinidades com estruturas basófilas, como os ácidos nucleicos.


B

Bactérias e mitocôndrias não podem ser visualizadas em microscópio eletrônico.


C

As lentes objetivas de um microscópio de luz ampliam a imagem recebida e a projeta diretamente para a retina


D

A elétron-opacidade é responsável pela formação da imagem na microscopia de luz.


E

A microscopia de luz permite a visualização detalhada de todas as organelas citoplasmáticas.

Quando se pensa em seres vivos, vários exemplos podem vir à nossa mente: uma laranjeira, um peixe, uma criança, uma minhoca ou uma mosca. Todos esses exemplos, e mais aqueles que não se consegue ver a olho nu, como um micro-organismo do iogurte, são compostos por arranjos básicos (unidades) chamados de células. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.


A
Existe uma grande variedade de formas, tamanhos e funções entre os tipos celulares que compõem o corpo humano.

B
As células podem agrupar-se, em uma ordem crescente de complexidade, formando tecidos, órgãos e sistemas dentro de um organismo vivo.

C
Uma das diferenças entre as células vegetais e animais é a presença da parede celular apenas nas células vegetais.

D
Os cloroplastos, presentes apenas nas células animais, são essenciais para o processo de fotossíntese.

E
As células vegetais realizam o processo de fotossíntese pois, utilizando a energia luminosa do sol, conseguem combinar o gás carbônico e água para formar a glicose.

Ao realizar um esfregaço sanguíneo e aplicar o corante Leishman, foi possível observar células com as seguintes características:


I- Células grandes com o citoplasma azulado, núcleo em forma de feijão;

II- Células com núcleo dificilmente segmentados, raras de serem encontradas;

III- Células em grande quantidade e anucleadas;

IV- Células com núcleo em forma de bastão ou segmentados.


A sequência CORRETA das células sanguíneas acima descritas é:


A

I Monócitos – II Basófilos – III Hemácias – IV Neutrófilos


B

I Hemácia – II Plaquetas – III Monócitos – IV Basófilos


C

I Basófilos – II Plaquetas – III Hemácias – IV Linfócitos


D

I Leucócitos – II Neutrófilos – III Plaquetas – IV Neutrófilos

Os componentes de uma célula eucariótica que participam da síntese de proteínas são denominados

A
lisossomos.

B
centríolos.

C
ribossomos.

D
fagossomos.

E
mesossomos.

Leia a afirmação abaixo e escolha a alternativa que se encaixa nos espaços em branco.


“As células e os seus processos quı́micos são essenciais à vida, sendo alguns organismos _____________________, constituı́dos por uma única célula que realiza todas as funções da vida, enquanto outros são ____________________, formado por um conjunto de células especializas em diferentes funções.”


A

Unicelulares / Multicelulares.


B

Análogos / Unicelulares.


C

Multicelulares / Unicelulares.


D

Unicelulares / Análogos.

Originam-se de uma divisão anticlinal assimétrica de uma célula protodérmica, apresentam aspecto reniforme e estão relacionadas à entrada e saída de ar ou água, no interior dos órgãos em que se encontram. Estas características nos remetem a:


A

Vacúolos.


B

Estômatos.


C

Parênquimas.


D

Nectários.


E

Tricomas.

O muco intestinal, cuja função é lubrificar e proteger o revestimento do intestino, é produzido por um conjunto de células especiais chamadas:


A

Células caliciformes.


B

Células absortivas.


C

Células de Paneth.


D

Células-tronco.


E

Células M (microfold).

As mitocôndrias são organelas celulares que constituem exemplos admiráveis de integração morfofuncional. Sobre estas organelas, é INCORRETO afirmar que:


A

Nas mitocôndrias a energia contida nas ligações covalentes das moléculas dos alimentos é utilizada para fosforilar o ADP. Diferentemente da glicose, que é inicialmente convertida em piruvato no citoplasma, os ácidos graxos penetram nas mitocôndrias, onde são quebrados por uma série de enzimas específicas em um processo de degradação denominado β-oxidação.


B

As mitocôndrias possuem duas membranas – uma externa e outra interna – as quais estabelecem dois compartimentos: o espaço intermembranoso e a matriz mitocondrial. A matriz mitocondrial apresenta várias cópias do DNA mitocondrial, diversos tipos de RNA e o aparato enzimático necessário para as reações do ciclo do ácido cítrico e, ainda, outras reações associadas a sua função.


C

A membrana interna das mitocôndrias apresenta invaginações na direção da matriz, formando as chamadas cristas mitocondriais, as quais aumentam a superfície interna de membrana. Nesta membrana, localizam-se os componentes da cadeia transportadora de elétrons e o complexo ATP-sintetase.


D

As mitocôndrias são organelas semiautônomas que se reproduzem por fissão binária. Contêm componentes necessários para a síntese de algumas proteínas e DNA próprio, circular. Com base nestes e em outros aspectos, é plausível que as mitocôndrias tenham evoluído de células procariontes aeróbias fotoautotróficas que tenham estabelecido simbiose com células eucariontes.


E

As mitocôndrias humanas são de origem materna, pois todas provêm do ovócito fecundado. Na fecundação, após a fusão de membrana entre as duas células gaméticas, as mitocôndrias do espermatozoide são marcadas e destruídas, restando somente aquelas de origem materna. Este tipo de herança uniparental favorece o uso do DNA mitocondrial em estudos sobre a história evolutiva da espécie humana.

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), segundo Appezzato-da-Glória e Carmello-Guerreiro (2012):


( ) Parênquima paliçádico é encontrado principalmente no mesofilo e constituído de um ou mais estratos celulares, com grande quantidade de cloroplastídios e poucos espaços intercelulares.

( ) Parênquima esponjoso apresenta células de formato irregular, com projeções laterais, conectadas às células adjacentes, delimitando espaços intercelulares, que podem ter amplitudes variadas.

( ) Colênquima é um tecido de sustentação, presente na periferia ou nas camadas mais internas do órgão, no corpo primário ou secundário da planta.

( ) Esclerênquima é constituído de células vivas, este tecido origina-se do meristema fundamental e a plasticidade da parede celular possibilita o crescimento do órgão ou do tecido até atingir a maturidade.

Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS, de cima para baixo:


A

V – V – V – F.


B

F – F – V – V.


C

V – F – V – F.


D

V – V – F – F.


E

V – V – V – V.

Segundo Appezzato-da-Glória e CarmelloGuerreiro (2012), a respeito das células especializadas da epiderme, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Buliformes são células maiores que as demais epidérmicas e possuem parede celular fina e grande vacúolo.


B

Litocistos são células grandes, que contêm um cristal de carbonato de cálcio denominado de cistólito.


C

Silicosas são células pequenas, que possuem corpos silicosos de forma variada no lume, ou a sílica pode ser depositada na parede celular.


D

Suberosas são células pequenas, que apresentam suas paredes suberificadas, o lume é altamente vacuolizado e preenchido com substâncias ergásticas.


E

Papilas são células vivas, vacuoladas, podendo conter vários tipos de substâncias, como taninos, mucilagem, cristais e pigmentos.

Leia as afirmativas expostas abaixo. Segundo Appezzato-da-Glória e CarmelloGuerreiro (2012):


I. Elementos de tubo crivado são células curtas que se caracterizam por apresentar áreas crivadas especializadas (placas crivadas) nas paredes terminais, e áreas crivadas nas paredes laterais. São exclusivas das gimnospermas.

II. A região do xilema secundário que se mantém funcional apresenta-se mais clara e recebe o nome de alburno. As células do alburno, que se tornam inativas para o transporte de água, passam a constituir o cerne.

III. O felogênio constitui o tecido meristemático, de origem secundária, que produz felema centrifugamente e feloderme centripetamente.

IV. Os tilos formam-se quando uma ou mais células parenquimáticas, adjacentes a um elemento de vaso ou traqueíde inativo, projetam-se através das pontoações para o lume do elemento do vaso ou traqueíde, obliterando-o.


Assinale a alternativa em que todas (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas II, III, IV.


B

Apenas I, II, III.


C

Apenas I, II.


D

Apenas III, IV.


E

I, II, III, IV.

Quanto ao padrão básico de organização, existem dois tipos de células: procarióticas (típicas de bactérias) e eucarióticas (formam todos os grupos de seres vivos, exceto as bactérias). A alternativa que descreve uma característica exclusiva das células procarióticas é:


A

ausência de núcleo


B

presença de carioteca


C

ausência de ribossomos


D

presença de mitocôndrias

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. Com relação às características que diferenciam células bacterianas, vegetal e animal todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO.


A

A célula bacteriana se diferencia da animal por ter material genético envolto por membrana


B

A célula vegetal se diferencia da animal por apresentar plastídeos


C

A célula bacteriana se diferencia da vegetal por não apresentar cloroplastos


D

A célula animal se diferencia da bacteriana por apresentar complexo golgiense, enquanto que a célula vegetal se diferencia da animal por apresentar parede celulósica.

Os benefícios da aplicação de elementos minerais no solo para melhorar a produtividade das culturas são conhecidos há muito tempo. Associe os elementos minerais com as suas funções metabólicas em plantas e assinale a opção que contém a sequência correta.


I. N

II. P

III. K

IV. Ca

V. Mg


( ) Regulação osmótica, homeostase iônica, relações hídricas e movimento estomático.

( ) Elemento estrutural, transferência de energia e elemento regulador via fosforilação e desfosforilação de enzimas.

( ) Estrutura da parede celular, integridade celular e segundo mensageiro fundamental à sinalização celular.

( )Elemento estrutural de proteínas, nucleotídeos, lipídios e de alguns sacarídeos.

( ) Constituinte estrutural da clorofila, conformação de proteínas e ativação de enzimas.


A

IV, II, I, III, V


B

IV, II, III, V, I


C

V, IV, III, I, II


D

III, II, IV, I, V


E

V, II, IV, I, III

   
Gerar simulado