Questões de Concurso de Conservação - Biologia

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Questão de Concurso - 1195406

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 39

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

As Unidades de Conservação têm como intuito principal a preservação dos ecossistemas, podendo ou não ser de uso sustentável. Uma das categorias se chama Reserva Extrativista, a qual é uma área

  • A.

    proibida para a visitação pública, exceto com objetivo educacional; a pesquisa científica é depende de autorização e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

  • B.

    utilizada para preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, e a visitação pública está sujeita às certas condições e restrições.

  • C.

    criada por iniciativa privada, e tem como objetivo conservar a diversidade biológica e são permitidas a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.

  • D.

    criada para preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local. Geralmente é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana e com características naturais singulares.

  • E.

    utilizada para populações retirarem recursos de maneira tradicional, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Questão de Concurso - 1210589

Concurso DMAE Biólogo 2019

Questão 42

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

Analise as afirmativas a seguir relativas à recuperação de áreas degradadas, restauração florestal e produção de mudas destinadas a projetos de reflorestamento.

I. Em processos de recuperação da vegetação lenhosa do Cerrado por meio de plantio convencional de mudas, é essencial que o pH do solo seja neutralizado, as covas sejam rasas e as mudas sejam plantadas logo no início da estação seca, pois elas normalmente precisam de pouca água para o desenvolvimento inicial e não toleram o encharcamento do solo.

II. Na restauração de determinadas comunidades vegetais degradadas, onde não haja a presença de sementes de gramíneas invasoras na superfície ou no interior do solo, existe a possibilidade de não se realizar um plantio direto, e sim aplicar técnicas que despertem o banco de sementes da área.

III. O cultivo de mudas de espécies nativas arbóreas do Cerrado em substratos minerais ou orgânicos, ao invés do solo natural, tem sido uma opção normalmente desconsiderada nos viveiros devido a algumas desvantagens, como menor produtividade e dificuldade em simular as caracteresticas de drenagem do solo em que crescem as formações vegetais desse bioma.

IV. Em uma área em que a vegetação preexistente foi removida e a recuperação da cobertura vegetal começou a ocorrer de forma espontânea e natural, pode-se dizer que está ocorrendo o processo denominado sucessão ecológica, especificamente uma sucessão ecológica secundária.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1210593

Concurso DMAE Biólogo 2019

Questão 45

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

Para alguns especialistas, o planeta está passando atualmente por mais um grande episódio de extinção em massa. Segundo eles, esse evento catastrófico está diretamente relacionado com uma espécie bem conhecida: o Homo sapiens. Nesse contexto, vários esforços têm sido realizados em diferentes partes do mundo visando à conservação da biodiversidade.

A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A Convenção sobre a Diversidade Biológica, da qual o Brasil é um dos signatários, define o termo “diversidade biológica” como sendo “a variabilidade de organismos, de recursos genéticos e de populações com real ou potencial valor para a humanidade”.

  • B.

    As espécies das listas nacionais oficiais da fauna e da flora ameaçadas de extinção publicadas no Brasil por meio de Portarias do Ministério do Meio Ambiente podem ser classificadas em categorias distintas, como, por exemplo, extintas na natureza ou criticamente em perigo.

  • C.

    O conceito de desenvolvimento sustentável é sinônimo de conservação da biodiversidade praticamente em todas as situações em que é adotado, pois não existem relatos até o momento de que grandes empresas se apropriaram dessa ideia para desviar o foco das agressões ambientais cometidas por elas.

  • D.

    O termo “população mínima viável”, comum em projetos de conservação de vertebrados, refere-se ao número de fêmeas em idade reprodutiva necessário para que uma determinada espécie tenha 99% de chances de continuar existindo por pelo menos mais 500 anos.

Questão de Concurso - 1195419

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 43

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Na conservação de espécies, muitas vezes utilizamos uma espécie carismática para usar nos projetos, uma vez que elas têm um apelo afetivo para o ser humano. Se aprovada alguma medida de conservação da espécie carismática, principalmente preservação de área de ocorrência, podemos conservar não apenas a espécie carismática, mas também todas as outras espécies que vivem junto a ela. À essa espécie carismática damos o nome de espécie

  • A.

    rara.

  • B.

    endêmica.

  • C.

    engenheira.

  • D.

    facilitadora.

  • E.

    guarda-chuva.

Questão de Concurso - 1199161

Concurso Professor Auxiliar - Área: Ciências 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema é chamada de:

  • A. Transversalidade.
  • B. Pegada sustentável.
  • C. Desenvolvimento sustentável.
  • D. Capacidade de suporte.
  • E. Sustentabilidade.

Questão de Concurso - 871820

Concurso SEGEP Analista Ambiental - Área Biólogo 2016

Questão 33

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A gestão de uma unidade de conservação é guiada pelo seu plano de manejo que deve
  • A. estabelecer as atividades socioeconômicas das comunidades do entorno.
  • B. estabelecer os objetivos prioritários da criação da unidade de conservação.
  • C. implantar o zoneamento estabelecido na criação da unidade de conservação.
  • D. estabelecer normas específicas para o uso dos recursos da zona de amortecimento.
  • E. normatizar as diretrizes de desenvolvimento estabelecidas na criação da unidade.

Questão de Concurso - 1098775

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Biologia 2019

Questão 34

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Leia o texto a seguir:

Mutirão planta 260 mudas de árvores na

Floresta da Tijuca

Um mutirão reunindo crianças, jovens e adultos plantou, neste domingo (28), 260 mudas de árvores na floresta do Parque Nacional da Tijuca. As mudas foram plantadas na parte baixa da mata, na área do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico. Foram usadas somente mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, plantadas em um terreno de clareira, onde chuvas recentes provocaram queda de árvores. No local, iniciavase um processo de erosão. A ação foi coordenada pela bióloga Nadja de Alcântara Oliveira, do Instituto Conhecer para Conservar, ligado ao Grupo Cataratas, empresa responsável pelo gerenciamento de parques e unidades de turismo sustentável, incluindo o Parque das Cataratas do Iguaçu, o Rio Zoo, o AquaRio e o complexo do Cristo Redentor.

Adaptado de: Acesso em: 04 mai. 2019.

De acordo com o texto, o reflorestamento é importante para salvar o planeta. Qual das seguintes alternativas explica a importância das florestas para o planeta?

  • A.

    As florestas produzem a maior parte do oxigênio do planeta, auxiliando a manutenção dos níveis desse gás na atmosfera.

  • B.

    Pelo fato de se fixarem no solo e dele extraírem nutrientes, as florestas modificam os solos de tal maneira que os preparam para o plantio de grandes monoculturas durante várias safras ininterruptamente.

  • C.

    Por fazerem fotossíntese, as plantas da floresta retiram quantidades significativas de gás carbônico, que, em excesso, influencia no aumento da temperatura global.

  • D.

    A madeira retirada das árvores é importante, pois pode ser usada na indústria moveleira de forma economicamente consciente.

Questão de Concurso - 871830

Concurso SEGEP Analista Ambiental - Área Biólogo 2016

Questão 43

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais
  • A. 80%, em imóveis situados em área de florestas na Amazônia Legal.
  • B. 60%, em imóveis situados em área de Cerrado.
  • C. 35%, em imóveis situados em área de Campos gerais.
  • D. 40% em imóveis situados em área de Restinga.
  • E. 70%, em imóveis situados em área de Mata Atlântica.

Questão de Concurso - 1159356

Concurso Analista Ambiental - Área Biólogo 2019

Questão 18

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Superior

As interações entre as comunidades bióticas que compõem um ecossistema são chamadas de interações biológicas. Elas determinam as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. As chamadas “espécies guarda-chuva” podem ser usadas como indicadoras em biologia da conservação e ações de manejo ambiental porque são:

  • A.

    Simbióticas, estabelecendo relações tróficas com toda a comunidade.

  • B.

    Ameaçadas de extinção em vários ecossistemas.

  • C.

    Endêmicas de um bioma e com distribuição restrita.

  • D.

    Relacionadas à sobrevivência de diversas outras espécies da comunidade.

Questão de Concurso - 1115927

Concurso IFBA Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 56

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Considere uma unidade de conservação quadrada com 1 km de cada lado, gerando uma área de 1 km² (100 ha). Nessa área, em torno de 64 ha são de núcleo florestal de composição típica de interior conservado. Agora, imagine a reserva sendo cortada por uma rodovia de norte a sul e de leste a oeste, gerando assim 4 reservas menores de igual tamanho. Após a forte fragmentação da unidade maior, nesses quatro pequenos fragmentos, ocorrerá

  • A. redução de espécies de grande porte.
  • B. aumento da dispersão por mamíferos.
  • C. aumento da polinização de plantas.
  • D. aumento do diâmetro das árvores.
  • E. redução de espécies heliófitas.