Biologia Ecologia Conservação

Leia o texto a seguir:

Mutirão planta 260 mudas de árvores na

Floresta da Tijuca

Um mutirão reunindo crianças, jovens e adultos plantou, neste domingo (28), 260 mudas de árvores na floresta do Parque Nacional da Tijuca. As mudas foram plantadas na parte baixa da mata, na área do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico. Foram usadas somente mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, plantadas em um terreno de clareira, onde chuvas recentes provocaram queda de árvores. No local, iniciavase um processo de erosão. A ação foi coordenada pela bióloga Nadja de Alcântara Oliveira, do Instituto Conhecer para Conservar, ligado ao Grupo Cataratas, empresa responsável pelo gerenciamento de parques e unidades de turismo sustentável, incluindo o Parque das Cataratas do Iguaçu, o Rio Zoo, o AquaRio e o complexo do Cristo Redentor.

Adaptado de: Acesso em: 04 mai. 2019.

De acordo com o texto, o reflorestamento é importante para salvar o planeta. Qual das seguintes alternativas explica a importância das florestas para o planeta?

  • A.

    As florestas produzem a maior parte do oxigênio do planeta, auxiliando a manutenção dos níveis desse gás na atmosfera.

  • B.

    Pelo fato de se fixarem no solo e dele extraírem nutrientes, as florestas modificam os solos de tal maneira que os preparam para o plantio de grandes monoculturas durante várias safras ininterruptamente.

  • C.

    Por fazerem fotossíntese, as plantas da floresta retiram quantidades significativas de gás carbônico, que, em excesso, influencia no aumento da temperatura global.

  • D.

    A madeira retirada das árvores é importante, pois pode ser usada na indústria moveleira de forma economicamente consciente.