Questão de Concurso - 716481

Concurso ICMBio Técnico Ambiental 2014

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos a ele relacionados.

Entre os hotspots do planeta, dois se localizam no Brasil: o Cerrado e a Amazônia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1155862

Concurso Prefeitura de Cristalina Engenheiro Agrônomo 2019

Questão 29

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Para se estudar um ecossistema, é necessário distingui?lo em quatro características básicas: a continuidade; o sistema aberto; a homeostase; e a sucessão ecológica. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a correta definição de homeostase.

  • A.

    unidade funcional básica, composta pelos componentes bióticos e abióticos

  • B.

    sistema que se mantém pelo fluxo contínuo de energia

  • C.

    processo de adaptação das espécies ao meio físico

  • D.

    interação de todos os ecossistemas da Terra, formando a biosfera

  • E.

    estado de equilíbrio dinâmico de todo ecossistema

Questão de Concurso - 1155897

Concurso Prefeitura de Cristalina Engenheiro Ambiental 2019

Questão 28

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A respeito da ecologia geral e aplicada, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O bioma Cerrado localiza-se em uma área que abrange a região litorânea, o Planalto Central e a região Norte do Brasil. Apresenta três fitofisionomias principais: mata ciliar; cerrado típico; e campo limpo, solos rasos, alcalinos e com elevada fertilidade natural e baixa riqueza de espécies, representando cerca de 3% da diversidade biológica do Brasil.

  • B.

    O lobo-guará é um animal típico do Cerrado. Ele se alimenta de pequenos animais e frutos. Como um animal onívoro, pode ser classificado como consumidor primário ou secundário, a depender da dieta. Quanto mais alto for o nível trófico que o lobo-guará ocupa, maior será a energia disponibilizada por sua dieta.

  • C.

    Quando se alimenta de frutos, o lobo-guará dispersa as sementes da lobeira e da gabiroba, plantas típicas do Cerrado. Essa característica é um exemplo de como a devastação do Cerrado, ocasionada, principalmente, pela expansão das áreas de produção agrícola, não interfere em sua biodiversidade, que é mantida pela dispersão das sementes de plantas nativas por animais e pela ação do vento.

  • D.

    Ao longo do desenvolvimento dos ecossistemas, processo mais conhecido como sucessão ecológica, ocorrem mudanças na repartição da energia, na estrutura das espécies e nos processos da comunidade. Se não for interrompida por forças externas, a sucessão é razoavelmente direcional, com o metabolismo tendendo ao equilíbrio.

  • E.

    O fogo no Cerrado é um fator abiótico que não interfere na sucessão ecológica desse bioma.

Questão de Concurso - 1195472

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 50

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

O tamanho corpóreo é uma característica extremamente importante na adaptação dos organismos de ambientes extremos. Espécies maiores que tenham baixa razão área/volume trocam energia com o ambiente menos rapidamente. Com relação à figura abaixo que mostra a relação entre área, volume e razão área/volume, a razão área/volume de um cubo de comprimento de 1 cm e a de um com 9 cm de lado são, respectivamente,


  • A.

    3,8 e 6.

  • B.

    1000 e 6.

  • C.

    4 e 6.

  • D.

    4,5 e 0,6.

  • E.

    1 e 1000.

Questão de Concurso - 1199173

Concurso Professor Auxiliar - Área: Ciências 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e desses seres com o meio é chamada de:

  • A. Ecologia.
  • B. Zoologia.
  • C. Etologia.
  • D. Botânica.
  • E. Citologia.

Questão de Concurso - 1200106

Concurso

Questão 23

Nível

O nível mais amplo e autossuficiente que corresponde a todos os seres vivos do planeta, abrangendo as relações desses seres entre si e com o meio ambiente se refere à (ao):

  • A. Biosfera.
  • B. Ecótone.
  • C. Ecossistema.
  • D. Comunidade abiótica.
  • E. Comunidade biológica.

Questão de Concurso - 1062807

Concurso Engenheiro Sanitarista 2019

Questão 20

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Sobre os microrganismos presentes na natureza, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Os micróbios que vivem em condições extremas de temperatura, acidez e alcalinidade, ou salinidade são denominados extremófilos.
  • B. Quando um organismo morre, o processo de decomposição microbiana resulta na quebra hidrolítica de aminoácidos em proteínas.
  • C. Os microrganismos sobrevivem em um ambiente intensamente competitivo e devem explorar todas as vantagens que puderem. Alguns, como a bactéria do ácido láctico, que é tão útil na produção de laticínios, são capazes de fazer um nicho inóspito para organismos competidores.
  • D. A simbiose é a interação entre organismos e populações que coexistem, e o parasitismo é um tipo de simbiose no qual um micróbio extrai seus nutrientes e capacidades reprodutivas de outro organismo.
  • E. Os arbúsculos, pequenas estruturas em forma de arbusto, são formados dentro das células das plantas. Os nutrientes viajam do solo através das hifas fúngicas para esses arbúsculos, que gradualmente se rompem e liberam os nutrientes para as plantas.

Questão de Concurso - 1062918

Concurso Engenheiro Ambiental 2019

Questão 16

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

A limnologia é o estudo das relações e produtividade de comunidades bióticas em águas interiores. Alguns lagos têm baixa produtividade, devido a restrições de disponibilidade dos nutrientes necessários para o desenvolvimento das algas, motivo pelo qual a água se mantém transparente o bastante para que o fundo do lago seja visível da superfície. Nesse caso, a zona eufótica normalmente se estende pelo hipolímnio, que é aeróbio, possibilitando a existência de peixes e outros animais aquáticos. Esse lago corresponde ao tipo:
  • A. oligotrófico.
  • B. eutrófico.
  • C. mesotrófico.
  • D. distrófico.
  • E. senescente.

Questão de Concurso - 1193657

Concurso Biólogo 2018

Questão 26

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Em artigo intitulado “Defaunation in the Anthropocene”, publicado na revista científica Science (Dirzo, R. et al., 2014. Science, v. 345, n. 6195, p. 401-406), os autores discorrem sobre as consequências negativas da “defaunação”, termo que remete à diminuição de animais nas comunidades biológicas, seja por extinção ou redução drástica da abundância de suas populações. A defaunação acarreta consequências tanto ao meio ambiente como à saúde humana. Assinale a alternativa que apresenta uma consequência INCORRETA da defaunação:

  • A.

    A defaunação promove um aumento das pragas agrícolas, o que impacta negativamente na produção de alimentos pelo homem.

  • B.

    A defaunação leva a uma diminuição da polinização, um importante serviço ecossistêmico.

  • C.

    A defaunação incrementa a erosão dos solos que integram os ecossistemas.

  • D.

    A defaunação pode afetar a qualidade da água e a dinâmica dos sistemas de água doce.

Questão de Concurso - 1062723

Concurso Biólogo 2019

Questão 28

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Para decidir como alimentar animais em cativeiro, é preciso, muitas vezes, conhecer seu comportamento em situação natural. Um biólogo elaborou a seguinte hipótese sobre o comportamento alimentar de uma ave que come ostras: a recompensa energética aumenta com o aumento do tamanho da ostra e diminui com o aumento da dificuldade em abri-la. Ele traduziu graficamente essa hipótese, considerando que ostras menores que 10 mm trazem recompensa energética mínima, que elas começam a ficar difíceis de ser abertas quando medem mais que 40 mm e que são impossíveis de abrir quando chegam a 70 mm. Assinale o gráfico que representa a hipótese do pesquisador.
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.