Imagem de fundo

Poucos ambientes, na terra, fornecem tão grande variedade de microrganismos como o solo...

Poucos ambientes, na terra, fornecem tão grande variedade de microrganismos como o solo fértil. Bactérias, fungos, algas, protozoários e vírus formam essa coleção microscópica, que pode alcançar um total de bilhões de organismos por grama. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A população bacteriana do solo excede a população de todos os outros microrganismos, tanto em número como em variedade devido a enorme diversidade de tipos nutritivos e fisiológicos.
B
Centenas de espécies diferentes de fungos habitam o solo, sendo mais abundantes nas proximidades da superfície, onde prevalecem as condições de aerobiose.
C
Em um solo rico e fértil, as atividades bioquímicas das algas são diminuídas pelas que são desenvolvidas por bactérias e fungos, porém, em terras nuas e erodidas, as algas podem iniciar o acúmulo de matéria orgânica, graças à sua capacidade de fixar nitrogênio e de realizar a fotossíntese.
D
A maior parte dos protozoários do solo pertence ao grupo dos ciliados; seu número, por grama de solo, varia desde algumas centenas até várias centenas de milhares em solos úmidos, ricos em matéria orgânica.
E
A população microbiana encontrada nas raízes ou ao seu redor é consideravelmente maior do que no solo isento de raízes.