Imagem de fundo

As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos po...

As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos poucos, com organismos que foram colonizando os solos nus e criando condições para que outros organismos se instalassem. Assinale o conceito que se aplica à sucessão vegetal primária:
A
Desenvolvimento da vegetação em substrato recém formado ou exposto, ao invés de solo já desenvolvido. O solo mantém um banco de sementes e matéria orgânica. Os propágulos colonizadores estão no próprio sítio.
B
Substituição de vegetação que ocorre após um distúrbio qualquer afetando a vegetação preexistente. Há solo desenvolvido e legado biológico da vegetação prévia.
C
Desenvolvimento da vegetação em substrato recém formado ou exposto, ao invés de solo já desenvolvido. O solo não contém legado biológico de vegetação prévia (bancos de sementes, matéria orgânica). Propágulos colonizadores devem vir de fora do sítio.
D
Alteração de vegetação resultante de interações biológicas e de modificações bióticas no ambiente.
E
Processo de mudança de vegetação que inclui uma série de estágios a partir de uma comunidade inicial pioneira até uma comunidade bem desenvolvida, talvez estável.