Imagem de fundo

Em uma aula de laboratório, um grupo de alunos realizou um experimento relacionado à at...

Em uma aula de laboratório, um grupo de alunos realizou um experimento relacionado à atividade fotossintética dos vegetais. Para isso eles colocaram, em dois recipientes iguais, nos quais havia um solução aquosa de NaHC03 (bicarbonato de sódio), uma planta aquática submersa , chamada de Elódea. As condições abióticas nos dois recipientes eram as mesmas, exceto pelo fato de que um dos recipientes foi iluminado com luz verde e o outro com luz vermelha.

Os alunos avaliaram a taxa fotossintética pelo número de "bolhas" que estavam sendo liberadas nas duas preparações Os alunos observaram que houve uma maior liberação de bolhas, na preparação submetida à luz:

A

verde, e que essas "bolhas" seriam o gás carbônico ,originado da quebra das moléculas de bicarbonato de sódio durante a fase fotoquímica da fotossíntese.

B

verde, e que essas "bolhas" seriam o gás carbônico ,originado da quebra das moléculas de bicarbonato de sódio durante a fase química da fotossíntese.

C

vermelha , e que essas "bolhas" seriam o gás oxigênio, originado da quebra das moléculas de água durante a fase fotoquímica da fotossíntese.

D

verde, e que essas "bolhas" seriam o gás oxigênio, originado da quebra das moléculas de água durante a fase fotoquímica da fotossíntese.

E

vermelha , e que essas "bolhas" seriam o gás carbônico ,originado da quebra das moléculas de bicarbonato de sódio durante a fase química da fotossíntese.