Para testar o efeito de um biofertilizante sobre o crescimento vegetal, um grupo de alu...

Para testar o efeito de um biofertilizante sobre o crescimento vegetal, um grupo de alunos usou seis pequenas plântulas da mesma espécie. As plântulas foram inicialmente medidas e receberam 20 mL do fertilizante, sob a forma de spray, diariamente, durante 4 semanas. Após esse período, observou-se um crescimento médio de cerca 50% do comprimento inicial do caule, além do aumento no número de folhas.

Para que esse experimento pudesse, de fato, comprovar a eficiência da ação do fertilizante sobre o crescimento das plantas, os estudantes deveriam

A

testar um grupo de plântulas exatamente igual ao experimental, cultivado sob as mesmas condições, mas aplicado diferentes quantidades de fertilizante em cada vaso.

B

observar seis plântulas da mesma espécie do grupo experimental, sob as mesmas condições, mas que fossem regadas com água destilada em vez do fertilizante.

C

usar seis plântulas idênticas às do grupo experimental, tratadas com a mesma quantidade de fertilizante, porém deixadas no escuro durantes quatro semanas.

D

dividir as plântulas em dois grupos e separado o período de aplicação: um grupo receberia o fertilizante pela manhã e, o outro, à noite.

E

lavar o fertilizante de três das plântulas do grupo, após a aplicação, para que fosse retirado o excesso de produto acumulado sobre as folhas.