Biologia Metodologia Científica Ensino em Ciências e Biologia

De acordo com Carvalho (2013), “os problemas nas SEI's (Sequências de Ensino Investigativas) devem estar contidos na cultura dos estudantes e serem interessantes a ponto de gerar a busca de uma solução, e ainda, eles podem ser experimentais (laboratório aberto e demonstração investigativa) e não experimentais (questões abertas que podem ser introduzidas por textos, imagens, reportagens etc.). Em ambos os casos, devem proporcionar o teste de hipóteses, a passagem da manipulação/imaginação para a ação intelectual, a estruturação do pensamento e a apresentação das argumentações socialmente. Ao passar por essas fases os alunos devem variar suas ações, oportunizando a estruturação de regularidades no fenômeno estudado...” De acordo com a autora, a sequência adequada das etapas seguintes ao raciocínio científico, presentes nas diferentes atividades das SEI's é:

  • A.

    Elaboração e testes de hipóteses, Argumentação e Solução do problema, produzindo uma explicação.

  • B.

    Argumentação e Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.

  • C.

    Elaboração e testes de hipóteses, Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.

  • D. Elaboração e testes de hipóteses, Argumentação, Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.