Imagem de fundo

De acordo com Carvalho (2013), “os problemas nas SEI's (Sequências de Ensino Invest...

De acordo com Carvalho (2013), “os problemas nas SEI's (Sequências de Ensino Investigativas) devem estar contidos na cultura dos estudantes e serem interessantes a ponto de gerar a busca de uma solução, e ainda, eles podem ser experimentais (laboratório aberto e demonstração investigativa) e não experimentais (questões abertas que podem ser introduzidas por textos, imagens, reportagens etc.). Em ambos os casos, devem proporcionar o teste de hipóteses, a passagem da manipulação/imaginação para a ação intelectual, a estruturação do pensamento e a apresentação das argumentações socialmente. Ao passar por essas fases os alunos devem variar suas ações, oportunizando a estruturação de regularidades no fenômeno estudado...” De acordo com a autora, a sequência adequada das etapas seguintes ao raciocínio científico, presentes nas diferentes atividades das SEI's é:

A

Elaboração e testes de hipóteses, Argumentação e Solução do problema, produzindo uma explicação.

B

Argumentação e Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.

C

Elaboração e testes de hipóteses, Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.

D
Elaboração e testes de hipóteses, Argumentação, Solução do problema, produzindo uma explicação e Construção do raciocínio proporcional.